domingo, 3 de abril de 2011

A Cabra Algarvia no Azinhal

O Azinhal e uma freguesia no concelho de Castro Marim que acolhe a associação ANCRAL. Achei importante dar destaque a esta associação porque se distina ao apoio e a preservação desta especie.

Cabra Algarvia


A cabra algarvia é resultante do cruzamento da cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX). É um animal predominante no Nordeste e no Sudeste do Algarve (mas também no Alentejo).

Muito resistente, musculada, forte e prolífera e com grande potencial leiteiro (1,3 a 1,6 litros/dia, com leite de qualidade: 4,5% de teor de gordura e 3,8% de proteína), a cabra algarvia tem bom rendimento na produção de carne.

O queijo fresco, bastante apreciado pelo sabor e pelas qualidades nutricionais, beneficia da alimentação da cabra algarvia criada em regime extensivo na serra. A cabra algarvia esteve em vias de extinção, mas actualmente encontram-se registados cerca de 180 machos e 4600 fêmeas (um macho cobre 25 a 30 fêmeas).

A Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) foi fundada no Azinhal em 1991 e continua a ter a sua sede no Azinhal. Visa a criação, a preservação e o melhoramento dos caprinos de raça algarvia e exerce a sua actividade promovendo seminários temáticos, elaborando projectos de investimentos, fazendo apoio técnico, colaborando em projectos de investigação, apoiando candidaturas a subsídios e a prémios e divulgando conhecimentos sobre a cabra algarvia.

Fonte: http://azinhalalgarve.wordpress.com/page/6/


Sem comentários:

Enviar um comentário