domingo, 3 de abril de 2011

Actividade Pecuária

"Toda a vida fui pastor, toda a vida guardei gado, tenho uma cova no peito de me encostar ao cajado."


Martinho Cavaco tem 75 anos nasceu em Odeleite e é pastor há 50 anos. Aos 20 anos casou-se e começou a exercer a profissão.

O Sr. Martinho tem um rebanho com 50 cabras que lhe dão leite e cabritos, o leite é transformado em queijos e os cabritos são vendidos. A vida de pastor não é fácil, este sai com as cabras ás 6 da manhã para o pasto e volta ás 17.30 da tarde, o dia é cansativo e comprido, e a profissão não é muito bem remunerada. Apesar de tudo isto, o pastor Martinho gosta muito da sua profissão.



"Toda a vida fui pastor, toda a vida guardei gado, tenho uma cova no peito de me encostar ao cajado."

O cão acompanha sempre o pastor e ajuda-o a guardar o rebanho.

Uma Cabra têm em média dois cabritos por ano.

O Burro Ibérico facilita em muito o trabalho do pastor, ajudando-o a mover quando as pernas cansadas já doem.

Exemplo de Cabritos

Exemplo da Cabra Algarvia

Sem comentários:

Enviar um comentário