domingo, 3 de abril de 2011

A Prova Pastelaria

Uma das melhores pastelarias da região tem vindo a demostrar a cada dia dedicação bom nome, e o seu principal objectivo é manter a qualidade para continuar a satisfazer os seus clientes.




Aberta ao público desde 1991, a pastelaria A Prova é o resultado do esforço, da criatividade e do trabalho de um grupo de mulheres que se fizeram doceiras e montaram uma empresa de sucesso no Azinhal.

São frequentemente convidadas para eventos, programas televisivos e outras iniciativas de promoção e divulgação do artesanato algarvio.

Variedade e qualidade são padrões de referência, em que se destacam: o bolo de figo, a torta de alfarroba, o bolo de amêndoa, a filhó, a broa, a empanadilha, diversa pastelaria típica algarvia, etc. .

História

Em 1989 fomos para um curso de doçaria regional apoiado pela associação IN LOCO, tivemos formação durante dois anos, o 1º ano teórica e o 2º prática. A formação foi nos dada por um pasteleiro de hotelaria e também por doceiras da nossa terra que nos ensinaram receitas típicas da nossa região.

O curso iniciou com sete mulheres da região 4 desistiram e nós três unimo-nos e graças á associação IN LOCO que nos fez acreditar que era possível fixamo-nos no Azinhal e com o apoio do IDEFP conseguimos comprar o equipamento para iniciar a actividade, dez anos depois de trabalharmos juntas colectadas em nome individual conseguimos comprar uma casa no Azinhal e formamos empresa.

Hoje vinte anos depois somos cinco mulheres (nós e mais duas empregadas) e continuamos a satisfazer os gostos de cliente que vêem de muito longe ao Azinhal para comer bolos da PROVA.


Pequeno resumo em verso por uma das sócias.


Três meninas de olhos claros

Naturais da freguesia

Da aldeia do Azinhal

Que é uma aldeia Algarvia


Na altura desempregadas

E queriam trabalhar

Um curso de doçaria

é que veio mesmo a calhar


Agarramos com vontade

Devagar e calmamente

Com os pés assentes no chão

E assim fomos para a frente


E assim fomos para a frente

E não queremos parar

Ainda somos tão jovens

Temos filhos para educar


Na aldeia do Azinhal

“A Prova” pastelaria

Vendem muitos bons bolinhos

E atendem com simpatia


E atendem com simpatia

Cá nesta aldeia pequena

A Anabela, a Eduarda e

também a Madalena


Não pensem que é fantasia

O que rimei é verdade

O lema da nossa casa

É justiça e lealdade

Anabela Mestre (uma das sócias da pastelaria)


Sem comentários:

Enviar um comentário